Roberto Sant
A santidade falsificada!
A santidade falsificada!
Por Gutierres
Fernandes Siqueira
O falso
santo é uma figura marcante na Igreja Evangélica Brasileira. Vejamos suas
características:
Cita o nome do diabo a cada cinco frases. Se cai da escada foi o diabo quem o derrubou. Se pega trânsito foi o diabo quem o provocou para perturbá-lo. Se alguém olha com cara feia para ele... É o diabo agindo na vida do seu oponente. A visão do falso santo é dualista, pois a força do demônio é proporcional a força de Deus.
É vingativo. Despreza o exercício de misericórdia quando de todos exige uma perfeição inexistente em sua própria vida. Deseja o mal do outro com uma "vestimenta espiritual", ou seja, costuma orar para que Deus "cuide" daqueles que o ofenderam.
Acha tudo pecaminoso. O falso santo normalmente é "santo" em demasia. Tudo é pecado. Nada é puro. Comemorar o Natal? É pecado! Usar maquiagem? É pecado! Tomar banho na praia? É pecado! Jogar bola? É pecado... Ora, quando tudo que eu enxergo é podre pode ser que a minha visão esteja suja. "Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas". [Tito 1.15]
O falso santo é malicioso. Este parágrafo tem ligação com o tópico anterior. Ora, se eu vejo pecado em uma praia será que o problema é realmente a água e a areia ou o meu coração cheio de malícia? Será que a condenação do banho marítimo não é uma forma velada de esconder o descontrole sexual que um simples passeio no litoral revelaria? Assim como o ciúme é uma forma de autocontrole para o sujeito inseguro, assim é o legalismo para um sujeito sem controle.
Só fala de assuntos "espirituais". Certa vez um pastor disse que o único jornal que lia era a Bíblia. Bom, é certo que uma leitura cuidadosa das Sagradas Escrituras não deixa ninguém isolado. "Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno" [João 17.15], disse Jesus. Somos como estrangeiro em terra estranha, mas não como ET em outro planeta.
Despreza qualquer atividade cultural como um mal a ser combatido. O falso santo precisa entender que a cultura é uma atividade humana. Não é, em si, nem divina e nem diabólica. Assim, a cultura como um produto humano pode refletir a sua natureza pecaminosa (mundanismo) ou expressar a imagem de Deus em sua vida (graça comum). Cabe discernimento. A questão não é abraçar ou rejeitar toda cultura produzida pelo homem, mas filtrá-la segundo os valores do Evangelho.
Cita o nome do diabo a cada cinco frases. Se cai da escada foi o diabo quem o derrubou. Se pega trânsito foi o diabo quem o provocou para perturbá-lo. Se alguém olha com cara feia para ele... É o diabo agindo na vida do seu oponente. A visão do falso santo é dualista, pois a força do demônio é proporcional a força de Deus.
É vingativo. Despreza o exercício de misericórdia quando de todos exige uma perfeição inexistente em sua própria vida. Deseja o mal do outro com uma "vestimenta espiritual", ou seja, costuma orar para que Deus "cuide" daqueles que o ofenderam.
Acha tudo pecaminoso. O falso santo normalmente é "santo" em demasia. Tudo é pecado. Nada é puro. Comemorar o Natal? É pecado! Usar maquiagem? É pecado! Tomar banho na praia? É pecado! Jogar bola? É pecado... Ora, quando tudo que eu enxergo é podre pode ser que a minha visão esteja suja. "Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas". [Tito 1.15]
O falso santo é malicioso. Este parágrafo tem ligação com o tópico anterior. Ora, se eu vejo pecado em uma praia será que o problema é realmente a água e a areia ou o meu coração cheio de malícia? Será que a condenação do banho marítimo não é uma forma velada de esconder o descontrole sexual que um simples passeio no litoral revelaria? Assim como o ciúme é uma forma de autocontrole para o sujeito inseguro, assim é o legalismo para um sujeito sem controle.
Só fala de assuntos "espirituais". Certa vez um pastor disse que o único jornal que lia era a Bíblia. Bom, é certo que uma leitura cuidadosa das Sagradas Escrituras não deixa ninguém isolado. "Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno" [João 17.15], disse Jesus. Somos como estrangeiro em terra estranha, mas não como ET em outro planeta.
Despreza qualquer atividade cultural como um mal a ser combatido. O falso santo precisa entender que a cultura é uma atividade humana. Não é, em si, nem divina e nem diabólica. Assim, a cultura como um produto humano pode refletir a sua natureza pecaminosa (mundanismo) ou expressar a imagem de Deus em sua vida (graça comum). Cabe discernimento. A questão não é abraçar ou rejeitar toda cultura produzida pelo homem, mas filtrá-la segundo os valores do Evangelho.
Roberto Sant
O tempo todo
O tempo passou
Tudo mudou
Envelheci, caminhei, segui
Muitos dos meus amigos morreram
Outros endureceram o coração
Como o coração na mão
Tenho por mim a direção
Entreguei-o ao Senhor meu Deus
Meus dias neste mundo são contados
O homem do mundo e limitado
Nasce, Cresce, Envelhece, Morre
Todos os seres vivos no mundo são iguais
Em vida até a morte
Eu sigo o caminho do Senhor
Sigo suas palavras
Direciona-me pelo Espírito Santo
Arrebato-me em seus ensinamentos
Confio nas promessas de Deus
O homem do mundo enterrei
Esperando no Senhor
A abundancia de tua misericórdia
A consolação do teu amor
E a fidelidade da tua palavra
E a justiça de teu juízo
A espera da eternidade.
Roberto Sant
O Sacrifício de Jesus
O Sacrifício de Jesus
Não olhou minhas transgressões
Simplesmente me perdoou
E tudo questionável que fiz
Jesus com o seu santo sangue
Libertou-me
O maior sacrifício
O santo sangue derramado
O verdadeiro cordeiro de Deus
O próprio e unigênito filho
Morreu por mim
Senhor Jesus, Obrigado
Pela sua graça
Pela suas boas novas
Pelo seu amor
Pelo seu sacrifício
Aquele que sem transgressão, sem pecado
Sem murmúrio, obediente ao pai
Redimiu-me de todos os meus pecados
Através do sacrifício do próprio sangue
Morreu pregado na madeira
Morte por cruz
Morreu por mim
Senhor Jesus
Que seu nome seja glorificado para todo o sempre
Que o céu e a terra saibam que eis Santo
Santo, Santo
Que aos seus pés esta toda a existência
Glorificado senhor Jesus
O qual Deus ressuscitou
Filho de Deus
Filho amado e fiel
Digno de toda honra
Toda gloria
Digno de
Toda louvor e adoração
Santo, santo, santo
Absoluto santo
Aleluia e jubilo ao senhor
Referencia mil ao senhor herdeiro do céu
Senhor da terra, do céu, do universo














